Podemos dizer que os avanços tecnológicos que ocorrem no mundo inteiro, estão crescendo a cada ano, especialmente no setor digital, onde podemos possuir e manter informações em quantidades incríveis em apenas um único disco rígido. Baseado nisso, a companhia japonesa Hitachi idealizou e lançou o HD de 1 terabyte(1000 gigabytes de espaço). Desta forma, o armazenamento de informações tende a alcançar o número de milhares de arquivos, sem preocupações constantes de realizações de backups. As grandes empresas no setor da informação e comunicação mantêm um número enorme de dados em grandes salas de servidores, onde o espaço digital se mostra de extrema importância, especialmente em transferências em rede ou guarda de material digital.
Não nos enganaremos que esses discos posteriormente cheguem aos computadores pessoais, principalmente com o advento de softwares de trabalho, imagens, textos, arquivos MP3 e vídeos cada vez maiores, que ocupam espaços preciosos nos computadores de profisionais que tendem a realizar backups constantes com a preocupação na perda de informação. Desta forma, temos a oportunidade de manter estes dados que seriam mais facilmente encontrados e acessados num piscar de olhos quando estivermos em uma reunião de negócios e esquecermos de separar o material necessário. Isso otimizaria o tempo e diminuiria o estresse em momentos importantes como apresentações de projetos e amostra de documentos, etc. Penso estar exagerando um pouco, mas como foi dito, os arquivos carregados nos Pc's, ficarão cada vez maiores, isso se quisermos trabalhar com beleza e plasticidade no meio profissional.
Upgrades são necessários e temos que acompanhar, como homens da tecnologia, a fantástica corrida destes instrumentos que serão cada vez mais aperfeiçoados ou inovados. Há promessas de alcançar até 2009 o HD de 2 terabytes para PC's pessoais. Ficaremos no aguardo.
Arquiteto Almir Martins.